domingo, 19 de junho de 2011

Benefícios do Brócolis no Diabetes Mellitus


Um estudo clínico duplo-cego randomizado, placebo-controle com 81 pacientes diabéticos ingerindo 10g de pó de brócolis por 4 semanas reduziu o DMA , um marcador bem conhecido de atividade oxidativas, e também redução do LDL colesterol.
Organismos que respiram oxigênio naturalmente produzem substancias oxigênio-reativas (ROS), que têm papel importante nas funções vitais. No entanto, uma super-produção do ROS causado por poluição, tabagismo, exposição excessiva ao sol, atividade física excessiva, ou simplesmente pelo envelhecimento, pode levar a um acúmulo de anti-oxidantes no organismo e ao estress oxidativo.
O estress oxidativo por sua vez, está ligado ao aumento de risco de várias doenças como câncer, doença da Alzheimer e doenças cardiovasculares. Além disto, o estress oxidativo desencadeia a insulino-resistência que por fim culmina em Diabetes Mellitus.
Benefícios do brócolis: vegetais crucíferos, como o brócolis, couve-flor e couve contêm elevados índices de glicosinolatos que, após metabolizados em issotiocinatos, têm poderes anti-cancerígenos. Ingerir 10 g de pó de brócolis aumenta a capacidade anti-oxidante do sangue e reduz o malondialdehydo (MDA). O principal isotiocinato do brócoli é o sulforafane.
Apesar desta boa resposta, os autores relatam haver necessidade de estudos com maior duração e diferentes titulação do pó.
Tradução : Dra Bibiana Colenci
Source: European Journal of Clinical Nutrition
Published online ahead of print, doi: 10.1038/ejcn.2011.59
“Broccoli sprouts reduce oxidative stress in type 2 diabetes: a randomized double-blind clinical trial”
Authors: Z Bahadoran, P Mirmira, et al


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.