terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Vitamina D e diabetes tipo 1

Vitamina D e diabetes tipo 1
As células pancreáticas e células do sistema imunológico podem ser afetadas diretamente pela vitamina D. Níveis baixos de vitamina D estão associados a um risco aumentado de condições auto-imunes, incluindo diabetes tipo 1. Por outro lado, níveis adequados de vitamina D podem auxiliar na sensibilidade insulínica. Portanto, alcançar níveis ótimos de vitamina D em pessoas predispostas a desenvolver diabetes tipo 1, bem como aqueles com diabetes tipo 1, parece ser uma estratégia razoável para prevenção e melhores resultados nessas populações.
Vitamina D e diabetes tipo 2
Pacientes com obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2 tem maior probabilidade de apresentar deficiência de vitamina D. Em pacientes com diabetes tipo 2, estima-se que por volta de 20 % tenham deficiência desta vitamina. Esta deficiência esta relacionada com pior controle glicêmico. Por isso, a suplementação esta indicada para a população de pacientes obesos ou com diabetes tipo 2.
Suplementação de vitamina D
A vitamina D pode ser encontrada em peixes gordurosos, gemas de ovo, leite e derivados. Pode ser suplementada por via oral na forma de comprimidos. No entanto, excesso de vitamina D pode ser prejudicial. Podendo levar a excesso de cálcio no organismo e arritmia.
Seu endocrinologista pode orienta-lo da melhor forma de suplementar a vitamina D assim com o nível adequado para você.
Referências
Cleveland Clinic. “Deficiência de vitamina D” (2019) https://my.clevelandclinic.org/…/15050-vitamin-d–vitamin-d-…
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Dra. Bibiana Prada
Rua Magnólia, 190. Vila dos Médicos. Botucatu-SP
(14) 3813-8461 / (14) 99634-2154
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quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O Futuro das Dietas


Quando comemos os carboidratos dos alimentos são quebrados me pequenas partículas de glicose que são absorvidos do nosso intestino para a corrente sanguínea. O nível de açúcar no sangue é ponto chave que afetam a patogênese de doenças como obesidade e diabetes. As dietas para controlar o açúcar do sangue são geralmente similares, mesmo para pessoas diferentes. Mas se te disser que estas mesmas dietas saudáveis que deveriam manter o açúcar no sangue estável, em algumas pessoas pode ter  efeito  contrário? As pessoas são diferentes de diversas formas; com informações genéticas diferentes, estilo de vida, e também sua microbiota intestinal. O micriobioma é um ecossistema enorme com trilhões de bactérias vivendo em nosso corpo, mais de 100 vezes o numero de genes contido no genoma humano. O microbioma é influenciado pelo o que comemos e ,em resposta, afeta nossa resposta à comida. Como o microbioma difere muito entre as pessoas, e pode afetar a resposta glicemia relacionada à ingesta alimentar. Portanto, não se trata somente do tipo de comida, mas a come! 


                Cientista do Instituo Weizmann , de Israel, tem estudado fatores que influenciam a variação da glicemia pos prandial. Coletaram dados de saúde e  estilo de vida de 800 voluntários, que estavam utilizando um sensor continuo de glicose. Além disto, os participantes também utilizaram um aplicativo para informar o que e quando se alimentavam exercícios, sono e outros dados. Foi coletado amostra de fezes para analisar a composição e atividade da microbiota. Os cientistas descobriram que quando indivíduos diferentes se alimentavam da mesma comida, eles reagiam de forma diferente. Por exemplo, a nível de glicemia subia mais quando comendo um sushi do que quando ingeriam um sorvete.   Montaram um algoritmo o qual podia prever a resposta glicêmica à alimentação destes voluntários, podendo montar dietas personalizadas, que não elevavam a glicemia de forma individual. Desta forma, alguns alimentos que eram bons para algumas pessoas , eram ruins para outras.
                Este será um início da nova era de dietas personalizadas que está por vir no futuro, controlando de forma mais efetiva a glicemia com uma dieta personalizada, beneficiando milhões de pessoas ao redor do mundo, e prevenindo doenças metabólicas.


Fonte: https://www.weizmann.ac.il/WeizmannCompass/sections/briefs/the-algorithm-diet

segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Dicas para manter a saúde no verão


Além de atenção redobrada na proteção solar, o verão pede uma alimentação mais leve, pois ao contrário do inverno, nosso corpo precisa de menor quantidade de energia.

Alimentos calóricos podem sobrecarregar o organismo e, inclusive, dificultar seu funcionamento. Para esses dias de verão, recomendo apostar nas verduras, legumes, frutas, cereais integrais, carnes magras e alimentos fontes de ômega 3. Faça entre 5 a 6 pequenas refeições ao longo do dia para fornecer toda a energia necessária para realizar as tarefas.

A hidratação também é muito importante, por isso, beba muita água ao longo do dia. Sucos, chás e água de coco são ótimas opções! Curta o verão com muita alegria e saúde!
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Dra. Bibiana Prada
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Benefícios da terapia de reposição hormonal

A menopausa é um momento de transformação para as mulheres. Para algumas, a menopausa é um processo doloroso que pode danificar seus ossos, coração e cérebro. Em 1990, quase meio bilhão de mulheres tinha 50 anos ou mais (a idade em que a menopausa geralmente começa). Hoje existe quase o dobro. Cerca de 47 milhões de mulheres em todo o mundo atingem a idade da menopausa a cada ano.
Nos países ocidentais, onde a maioria das pesquisas foi realizada, até 80% experimentam sintomas como ondas de calor, suores noturnos, depressão, insônia, ansiedade e perda de memória. Vinte anos atrás, os médicos costumavam prescrever terapia de reposição hormonal ( trh ) para mulheres que entraram na menopausa.
Em 2002, os resultados de um estudo foram publicados, mostrando que o tratamento trouxe riscos à saúde, incluindo uma chance ligeiramente aumentada de câncer de mama após cinco anos. Antes do estudo, 22% das mulheres na menopausa nos Estados Unidos usavam trh. Seis anos depois, esse número havia caído abaixo de 5%. Na Austrália, cerca de 15% das mulheres na menopausa com sintomas moderados ou graves recebem o tratamento.
No entanto, as conclusões do estudo em 2002 foram rapidamente desmembradas. Um reexame dos resultados mostrou que mulheres com idade entre 50 e 59 anos que usaram trh tinham 31% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante seus cinco a sete anos de tratamento com os hormônios do que aquelas que não usavam.
TRH também reduz o risco das mulheres de câncer de útero e cólon. Temores sobre o aumento dos riscos de câncer de mama foram exagerados. Nada mais controla tão bem os sintomas da menopausa, e um risco aumentado de qualquer doença deve ser pesado contra os riscos reduzidos de contrair várias outras.
As terapias hormonais não são apropriadas para todas as mulheres na menopausa. Para alguns, os sintomas são insuficientemente graves para que valha a pena. O tratamento pode não ser adequado para pessoas com doença hepática ou histórico de coágulos sanguíneos ou câncer de mama ou ovário.
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Dra. Bibiana Prada
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Teprotumumabe no tratamento da doença ocular da tireoide

Alterações na tireoide causam diversos problemas de saúde. O que muitas pessoas não sabem é que os olhos podem ser afetados. Pensando nisso, o painel da FDA analisará o primeiro medicamento para doenças oculares da tireoide, com objetivo de reduzir o abaulamento ocular.
Os benefícios do teprotumumabe na doença ocular da tireoide superam os riscos de espasmo muscular e piora da inflamação intestinal. A cirurgia era o único tratamento para a doença ocular da tireoide ativa, portanto as infusões de teprotumumabe podem ser a primeira opção de tratamento medicamentoso para a condição potencialmente ofuscante.
Desenvolvido pela Horizon Pharma, o anticorpo monoclonal totalmente humano atua como um inibidor do receptor de fator de crescimento semelhante à insulina 1, reduzindo a resposta autoimune e inflamatória que leva à proptose - isto é, abaulamento dos olhos - associada à orbitopatia de Graves.
Entregue em oito infusões intravenosas, o teprotumumabe foi eficaz em dois estudos para reduzir a proptose em pacientes com doença ocular tireoidiana ativa. No primeiro estudo de 88 pacientes, aqueles tratados com teprotumumabe tiveram uma probabilidade significativamente maior de obter uma redução da proptose de pelo menos 2 mm da linha de base no olho do estudo após 24 semanas.
Com resultados igualmente positivos relatados no segundo estudo apresentado no início deste ano na reunião anual da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE), 83% dos pacientes tratados com teprotumumab alcançaram uma redução de 2 mm ou mais na proptose em comparação com apenas 9,5% que receberam placebo (diferença de 73,45 pontos percentuais, IC 95% 58,89-88,01).
O comitê também está programado para discutir o nível de preocupação com outros eventos adversos emergentes do tratamento, incluindo a exacerbação da doença inflamatória intestinal preexistente observada em dois pacientes tratados com teprotumumabe nos ensaios da droga.
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Dra. Bibiana Prada
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As melhores e piores dietas para 2020

Pelo terceiro ano consecutivo, a dieta mediterrânea venceu a competição para ganhar ouro no ranking de melhores dietas do US News e do World Report em 2020. De acordo com a pesquisa, as características de uma 'melhor' dieta incluem equilíbrio, manutenção, palatabilidade, convivência familiar, sustentabilidade e saúde.
A dieta mediterrânea, que enfatiza o cozimento simples à base de plantas, também conquistou o primeiro lugar na melhor dieta para uma alimentação saudável, na dieta mais fácil de seguir, na melhor dieta baseada em plantas e na melhor dieta para diabetes.
Seguindo de perto a dieta mediterrânea, estavam as dietas DASH, recomendada para baixar a pressão arterial, onde ingere mais vegetais, frutas e laticínios com baixo teor de gordura e reduz alimento rico em gordura saturada e ingestão de sal.
Com certeza para perturbar suas legiões de fãs, a moderna dieta cetogênica ficou em penúltimo lugar no ranking de 35 dietas, um pouco à frente da obscura dieta Dukan. Ambas as dietas visam a "cetose", um estado metabólico que queima as reservas de gordura do corpo em vez de carboidratos, a fonte natural de energia do corpo.
Devido ao drástico corte de carboidratos, a dieta pode causar dores de cabeça, náusea, tontura e fadiga, principalmente no início. No lugar dos carboidratos, a dieta ceto enfatiza altos níveis de proteínas, gorduras e laticínios, geralmente cheios de gordura saturada que podem contribuir para doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.
Em relação à perder peso rápido, o primeiro lugar ficou com a dieta HMR, o programa Health Management Resources, que envolve a compra de substitutos de refeição da HMR, como shakes, barras nutricionais e cereais multigrãos, e a adição de vegetais e frutas para completar as refeições.
Isso ocorre porque dietas rápidas para perda de peso geralmente enfatizam algum corte drástico nos nutrientes ou a eliminação de um grupo alimentar inteiro que não pode ser mantido ao longo do tempo. Quando a dieta para, o peso volta, geralmente em níveis mais altos do que no início da dieta.
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Dra. Bibiana Prada
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terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Comer Sementes de árvores pode Reduzir o Risco de Doença Cardiovascular em Pessoas com Diabetes

Comer mais sementes de arvores, como nozes ,amêndoas , castanhas,  pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com uma nova pesquisa da  Circulation Research , uma revista da American Heart Association.
No estudo, os pesquisadores descobriram que comer todos os tipos de sementes  oferecia alguns benefícios saudáveis ​​para o coração, com nozes mostrando a associação mais forte. Os resultados também mostraram que comer até uma pequena quantidade de nozes teve um efeito. Entre suas descobertas:
  • Comparado com pessoas com diabetes tipo 2 que comiam pouca ou nenhuma por mês, comer cinco porções de nozes por semana tinha um risco 17 por cento menor de incidência total de doenças cardiovasculares, um risco 20 por cento menor de doença cardíaca coronária, um risco 34 por cento menor de morte por doença cardiovascular e redução de 31% no risco de mortalidade por todas as causas.
  • Em comparação com pessoas que não mudaram seus hábitos alimentares após serem diagnosticadas com diabetes, aqueles que aumentaram o consumo de nozes após terem sido diagnosticados com diabetes tiveram um risco 11 por cento menor de doença cardiovascular, um risco 15 por cento menor de doença cardíaca coronária, 25 por cento menor risco de morte por doença cardiovascular e 27 por cento menor risco de morte prematura por todas as causas.
Cada porção adicional por semana do total de nozes foi associada com um risco 3 por cento menor de doença cardiovascular e um risco 6 por cento menor de morte por doença cardiovascular.
A associação positiva com a ingestão de nozes continuou independente do sexo, hábitos de fumar ou peso corporal de uma pessoa.
Nozes como nozes, amêndoas, castanha do Brasil, castanha de caju, pistache, noz-pecã, macadâmia, avelã e pinhão foram fortemente associadas à redução do risco cardiovascular em comparação com o amendoim, sendo na verdade leguminosas porque, diferentemente das nozes, o amendoim cresce no subsolo.
Embora os mecanismos biológicos exatos das sementes sobre a saúde do coração não sejam claros, os pesquisadores relatam que as sementes parecem melhorar o controle do açúcar no sangue, a pressão sanguínea, o metabolismo das gorduras, a inflamação e a função da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, os pesquisadores explicam que as sementes podem oferecer mais benefícios porque contêm níveis mais altos desses nutrientes do que o amendoim.





    quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

    OS PÉS NA DIABETES








    As pessoas com diabetes precisam redobrar os cuidados com os pés. O “pé diabético” é causado por problemas circulatórios e neurológicos secundários ao mau controle glicêmico. Lave e seque muito bem para evitar micoses, fissuras entre os dedos e machucados. Utilize calçados específicos para diabéticos, principalmente quando os pés já estão dormentes, pois assim evitará se machucar sem perceber. Quando for lavar os pés, não faça escalda-pés, pois se existe uma diminuição de sensibilidade nos pés, corre-se o risco de queimá-los gravemente, levando a formação bolhas e infecções. Além disto, deve-se aprender a cortar as unhas corretamente para evitar unhas encravadas que também podem ser porta de entrada para infecções. Cuidado caso surjam feridas que não cicatrizam e que podem se tornar úlceras diabéticas. Por isso, cuide de seus pes . 
     



    segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

    FUI DIAGNOSTICADO COM DIABETES TIPO 2 , E AGORA?




    Você acabou de ser diagnosticado com diabetes tipo 2 e, se estamos sendo honestos, provavelmente você está nervoso com as mudanças no estilo de vida que você terá que fazer e não sabe por onde começar. A boa notícia é começar a sua nova vida com diabetes tipo 2 é simples. Com apenas alguns passos, você começará a redefinir a normalidade e viver uma vida plena com diabetes.

    Definir metas realistas

    Você e seu médico estão trabalhando em prol de um objetivo para garantir que você não dependa de medicação para o resto da vida. Uma parte essencial do início do tratamento do diabetes tipo 2 é entender o que significam os números e estabelecer metas realistas para reduzir os números diários de açúcar no sangue e A1C . Entender o diabetes tipo 2 afeta a todos de forma diferente, então pergunte ao seu médico quais números são ideais para você.
    Isso inclui perguntar ao seu médico ou a outro membro de sua equipe de tratamento do diabetes qual deve ser o número ideal de açúcar no sangue antes da primeira refeição do dia, duas horas após a primeira refeição, cujas variações são muito altas ou baixas e ao longo do dia. 

    Construa sua equipe de suporte

    Quando se trata de construir sua equipe de tratamento do diabetes, lembre-se sempre de que você é a pessoa mais importante Embora os especialistas certamente ofereçam o conhecimento, só você entende perfeitamente como o diabetes afeta seu corpo. Procure recomendações para endocrinologistas, nutricionistas, educadores de diabetes e grupos de apoio de colegas de fontes confiáveis. Ao escolher os membros de sua equipe de atendimento, certifique-se de que eles respeitem seus valores, incluindo os culturais, e forneçam uma abordagem holística ao seu plano de tratamento e abordem os danos mentais e emocionais do autogerenciamento do diabetes.
    Igualmente vital para sua equipe de suporte são as pessoas que mais se importam com você. Se isso é composto por familiares, amigos, colegas ou vizinhos, identifique os entes queridos que você pode confiar em suas lutas, medos e sucessos com o controle do diabetes. Aqueles neste círculo devem ser não julgadores, mas apoiar e ajudar a encontrar soluções para seus problemas, mesmo que eles não estejam vivendo com diabetes. Pesquisas também mostram que as pessoas com diabetes que se juntam a grupos de apoio de pares são mais propensas a gerenciar bem o diabetes, menos propensas a sofrer complicações do diabetes e a ter uma melhor qualidade de vida . 

    Encontre a dieta certa e o plano de exercícios para você

    O conselho geral para aqueles que vivem com diabetes tipo 2 é comer uma dieta saudável e fazer exercícios regularmente. Mas o que isso significa para você? Em suma, o que você faz dele. Viver com diabetes não significa cortar bolo, hambúrgueres ou seus prazeres culposos favoritos. Significa ajustar em que quantidades e a frequência em que você as come. Se você é alguém que tem uma visão negativa de alimentos saudáveis, viver com diabetes pode mudar essa perspectiva para você. A alimentação saudável pode ser tão simples quanto recriar seus pratos favoritos com ingredientes mais saudáveis.
    Por exemplo, se você gosta de pratos cremosos tipicamente ricos em gordura e carboidratos, como frango alfredo e macarrão, faça isso em casa, em vez de comprar o molho enlatado ou a refeição pré-embalada. Corte o creme pesado pela metade, use queijo parmesão e alho frescos, cozinhe o peito de frango em azeite extra-virgem e substitua o macarrão branco por macarrão integral ou quinoa. Você pode adicionar impulsionadores de sabor usando ervas italianas frescas ou secas, como manjericão, salsa e orégano e controlar a quantidade de sal que você adiciona. Aprender a cozinhar de forma saudável em casa traz benefícios à saúde, ajudando você a controlar sua ingestão de sódio, gordura e carboidratos, além de ser divertido!
    Se você não é uma pessoa de academia, não se preocupe. Não há necessidade de comprar uma academia cara que você não vai usar. Na verdade, o exercício pode ser completamente grátis! Amarre seus sapatos e corra, ande e corra pelo bairro. Se você ainda não se exercita, defina uma meta para a quantidade de tempo que você deseja dedicar à atividade física por dia. Se isso é 5 minutos ao redor do bloco durante a primeira semana, maravilha! Continue com isso e desenvolva seu progresso. Na semana seguinte, você pode querer bater até 10 minutos e assim por diante.

    fonte : beyondtype2.org

    domingo, 20 de janeiro de 2019

    Questionário avalia sintomas que melhoram a compreensão e o tratamento da Menopausa




    As próprias palavras das mulheres registradas e analisadas metodicamente durante entrevistas qualitativas e grupos focais de debriefing cognitivo iluminam a experiência subjetiva de mulheres com sintomas geniturinários da menopausa, de acordo com um estudo publicado na Menopausa.
    A síndrome geniturinária da menopausa inclui sintomas de secura vaginal e dor que afetam a atividade sexual, micção e atividades da vida diária. Embora possa ter um efeito significativo na vida sexual e na qualidade de vida geral das mulheres na menopausa, o conhecimento atual sobre a síndrome é limitado porque nos falta uma medida simples e validada para avaliar o problema em grandes grupos de mulheres. Informações confiáveis ​​sobre sua prevalência e fatores modificadores são necessárias para aumentar a conscientização e aumentar o número de mulheres que recebem tratamento efetivo .
    Os autores observaram que as mulheres com esses sintomas muitas vezes não estão cientes de que tratamentos eficazes estão disponíveis. As mulheres freqüentemente consideram seus incômodos sintomas uma parte normal do envelhecimento que deve ser aceita. Tais crenças, juntamente com o constrangimento, podem impedir que as mulheres discutam sintomas com os profissionais de saúde; e, por sua vez, os médicos sem experiência no cuidado de mulheres na menopausa não podem perguntar sobre eles devido à falta de conscientização, limitações de tempo e incerteza sobre a segurança e eficácia dos tratamentos.
    O Questionário de Atrofia Vulvovaginal (VVAQ) está sendo desenvolvido para uso clínico e como uma ferramenta de pesquisa tanto para estudos epidemiológicos como para ensaios clínicos que avaliam a eficácia de novas terapias. Os estágios iniciais de desenvolvimento reuniram o conhecimento existente sobre a síndrome, a contribuição de especialistas no cuidado de mulheres na menopausa e - o mais importante - as perspectivas e experiências das próprias mulheres.
    Entre as mulheres entrevistadas, 86% indicaram que os sintomas afetaram seu funcionamento sexual e 83% relataram efeitos negativos em sua qualidade de vida geral. Os sintomas mais comumente relatados foram dor com atividade sexual (02%) e secura vaginal (86%) e irritação (50%). Dor com atividade sexual - descrita por algumas mulheres como "excruciante", e secura vaginal foram classificadas como particularmente incômodas, com secura afetando tanto a atividade sexual quanto as atividades da vida diária.
    Com base nessas entrevistas, a equipe desenvolveu um questionário inicial, muitas vezes incorporando a terminologia e as expressões que as mulheres usavam em suas entrevistas. O questionário inicial foi então testado em 9 grupos focais - 5 com um total de 26 mulheres com a síndrome e 4 com um total de 15 mulheres sem sintomas. Os entrevistadores perguntaram aos participantes do grupo de foco se o texto refletia suas experiências, avaliavam o grau de compreensão dos itens e instruções e solicitavam sugestões sobre itens adicionais a serem incluídos.
    Embora as conversas em grupos focais levaram a alguma revisão da versão inicial para esclarecer a linguagem ambígua ou reduzir redundâncias, a maioria dos participantes teve uma impressão positiva do questionário, indicando que as perguntas eram relevantes e significativas para suas experiências.
    Muitos médicos não percebem que os sintomas geniturinários da menopausa são um problema mesmo para as mulheres que não são sexualmente ativas, afetando sua capacidade de se exercitar, viajar ou interagir com a família e amigos.
    Ao validar o VVAQ em um estudo maior, ele será disponibilizado gratuitamente aos médicos e pesquisadores. Isso permitirá a determinação da prevalência e do impacto da síndrome geniturinária da menopausa em grandes grupos de mulheres e avaliação de fatores e condições que possam melhorar ou agravar o problema. 
    FONTE: Massachusetts General Hospital