quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bioimpedância - Avaliação da Saude


O que é Bioimpedância

Nosso peso é composto pela somatória de todos os órgãos (por exemplo, cérebro, músculos, coração, pele, ossos e gordura) e água. A balança pesa todos estes componentes juntos, não diferenciando a quantidade de peso de cada um destes elementos. O mesmo ocorre quando calculamos o IMC (índice de massa corpórea), que é calculado dividindo-se o peso pela altura ao quadrado (IMC = Peso / Altura2). Se o resultado for menor de 25, o individuo é considerado saudável, maior que 25 sobrepeso e maior que 30 obesos. Apesar deste calculo ser uma ferramenta útil para avaliação da massa corpórea, ele é impreciso. Uma pessoa musculosa pode ter o IMC elevado, mas não ás custas de gordura, o que caracteriza um obeso, mas de musculoso. Por outro lado há pessoas com IMC baixo e com muita gordura corpórea, são os falso-magros. De nada adianta pesar pouco, se o peso é composto em sua maioria por gordura. Uma pessoa falso-magra (ou seja, com peso baixo, mas alto teor de massa gordurosa) tem o mesmo risco de apresentar um infarto que um obeso. O equilíbrio entre as porcentagens de massa gordurosa, massa não gordurosa (musculo, ossos, etc) e agua é fundamental para uma boa saúde e bem estar. Podemos aferir este equilíbrio através da bioimpedância.

A bioimpedância é um aparelho que afere com alta precisão a composição corporal. O exame é realizado medindo a velocidade com que a corrente elétrica passa através do corpo. Nos músculos e agua corpórea, a velocidade é rápida e na gordura, baixa. Junto com dados pessoais como idade, peso, altura gênero, o aparelho de bioimpedância fornece a analise da composição corporal individual e personalizada. Obtemos assim os seguintes dados: porcentagem de gordura corpórea, porcentagem de massa não gordurosa, porcentagem de agua, taxa metabólica basal (é o numero de calorias que a pessoa gasta por dia para manter-se viva, sem realizar atividade alguma), quantos quilos de musculo é preciso ganhar, quanto de gordura tem que perder; quanto de calorias se gasta em diversos tipos de atividade física e recomenda as calorias dietéticas necessárias para atingir um peso saudável, com a composição corporal correta.

A bioimpedância auxilia a identificar risco á saúde relacionada a níveis excessivamente elevados ou baixos de gordura corporal. Gordura corporal baixa demais está presente em indivíduos com anorexia nervosa, e é um risco à vida, pois a gordura serve para produzir hormônios, é fonte de energia nos períodos que não comemos, mantém a temperatura corpórea e ajuda na imunidade. A falta excessiva de tecido gorduroso pode ser fatal.

Quem pode realizar a bioimpedância?
Pessoas de todas as faixas etárias beneficiam da avaliação da composição corporal. Desde crianças com problemas de obesidade, pessoas que querem perder peso, durante avaliação da cirurgia bariátrica (perde-se musculo e gordura no pós-operatório), atletas para acompanhar o ganho de massa muscular etc.

Para o idoso este exame é importante. À medida que envelhecemos, nosso corpo acumula gordura e ocorre diminuição da massa muscular. Há maior propensão a quedas, diminuição da locomoção e queda da qualidade de vida. Com a bioimpedância, avalia-se o estado de saúde do idoso, e acompanha o ganho de massa muscular com a atividade física.

Quem não pode fazer o exame?
Pessoas com marca-passo, gestantes, período peri-menstrual.

Como o resultado da bioimpedância auxilia no controle de peso?
Para se perder peso fazemos atividade física e dieta. Porem dependendo do tipo de atividade e da dieta corremos o risco de perder musculo ao invés de gordura. Além disto, muitas vezes “empacamos” na balança, pois perdemos gordura e ganhamos músculos durante este processo. A bioimpedância, feita de rotina, mostra e evolução da alteração da composição corpórea ao longo do tratamento. Desta forma, mesmo que o peso na balança fique igual, a bioimpedância mostra se houve ganho de massa muscular e perda de massa gordurosa, o que indica sucesso terapêutico apesar da balança, que ,como já dito, afere o peso como um todo.

Durante o tratamento para perda de peso, há necessidade de alterar a ingesta de calorias, dependendo justamente da composição corpórea.
Neste caso, a bioimpedância seriada auxilia a orientação e reorientação médico-nutricional.

Independente de sua composição corpórea,faça atividade física e alimente-se de forma saudável. Só assim evitamos a epidemia de obesidade e diabetes mellitus que assola nosso planeta.

Dra Bibiana Prada de Camargo Colenci
Clinica de Diabetes e Saúde

CRM 93178



Um comentário:

  1. Bom dia dra Bibiana. Poderia me indicar algum modelo de bioimpedância que eu possa ter os resultados impressos. Se possível um aparelho manual ao invés de balança. Att. Rosa

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.