domingo, 20 de janeiro de 2019

Terapia hormonal da Menopausa pode ser a melhor defesa contra a osteoartrite do joelho


Um estudo em larga escala publicado na revista Menopause mostra que as mulheres que recebem terapia de reposição hormonal tiveram uma prevalência significativamente menor de osteoartrite sintomática do joelho em comparação com mulheres que não tomaram hormônios.
Como o estrogênio tem um efeito antiinflamatório em altas concentrações, supõe-se que as alterações hormonais nas mulheres, especialmente a diminuição dos níveis de estrogênio, possam levar a um aumento da osteoartrite após a menopausa.
Os tratamentos mais comuns para a osteoartrite do joelho incluem cirurgia ou drogas antiinflamatórias não-esteroidais, ambas associadas a riscos como complicações cirúrgicas, distúrbios gastrointestinais ou renais.
Vários pequenos estudos mostraram que a terapia hormonal não apenas reduz as alterações histológicas na cartilagem envolvida na osteoartrite, mas também reduz a dor crônica. Até o momento, no entanto, nenhum estudo em larga escala examinou a osteoartrite sintomática do joelho e a TH.
Para o estudo atual, Jae Hyun Jung, MD, Faculdade de Medicina da Universidade da Coréia, Seul, Coréia, e colegas analisaram dados de 4.766 mulheres na pós-menopausa da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição da Coreia (2009-2012).
"Usuários anteriores e atuais de terapia hormonal tiveram uma menor prevalência de osteoartrite da articulação do joelho, sugerindo que a terapia hormonal pode ser protetora contra a osteoartrite do joelho", disse JoAnn Pinkerton, da North American Menopause Society, em Cleveland, Ohio. "Este estudo sugere que o estrogênio tomado na menopausa pode inibir os danos da cartilagem e reduzir a deterioração do joelho observada nos raios X."
FONTE: Sociedade Norte-Americana de Menopausa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.