segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Teprotumumabe no tratamento da doença ocular da tireoide

Alterações na tireoide causam diversos problemas de saúde. O que muitas pessoas não sabem é que os olhos podem ser afetados. Pensando nisso, o painel da FDA analisará o primeiro medicamento para doenças oculares da tireoide, com objetivo de reduzir o abaulamento ocular.
Os benefícios do teprotumumabe na doença ocular da tireoide superam os riscos de espasmo muscular e piora da inflamação intestinal. A cirurgia era o único tratamento para a doença ocular da tireoide ativa, portanto as infusões de teprotumumabe podem ser a primeira opção de tratamento medicamentoso para a condição potencialmente ofuscante.
Desenvolvido pela Horizon Pharma, o anticorpo monoclonal totalmente humano atua como um inibidor do receptor de fator de crescimento semelhante à insulina 1, reduzindo a resposta autoimune e inflamatória que leva à proptose - isto é, abaulamento dos olhos - associada à orbitopatia de Graves.
Entregue em oito infusões intravenosas, o teprotumumabe foi eficaz em dois estudos para reduzir a proptose em pacientes com doença ocular tireoidiana ativa. No primeiro estudo de 88 pacientes, aqueles tratados com teprotumumabe tiveram uma probabilidade significativamente maior de obter uma redução da proptose de pelo menos 2 mm da linha de base no olho do estudo após 24 semanas.
Com resultados igualmente positivos relatados no segundo estudo apresentado no início deste ano na reunião anual da Associação Americana de Endocrinologistas Clínicos (AACE), 83% dos pacientes tratados com teprotumumab alcançaram uma redução de 2 mm ou mais na proptose em comparação com apenas 9,5% que receberam placebo (diferença de 73,45 pontos percentuais, IC 95% 58,89-88,01).
O comitê também está programado para discutir o nível de preocupação com outros eventos adversos emergentes do tratamento, incluindo a exacerbação da doença inflamatória intestinal preexistente observada em dois pacientes tratados com teprotumumabe nos ensaios da droga.
.
Dra. Bibiana Prada
Rua Magnólia, 190. Vila dos Médicos. Botucatu-SP
(14) 3813-8461 / (14) 99634-2154

Um comentário:

  1. Fiquei muito feliz em ler esta matéria, pois tenho esta doença nos olhos espero notícias de quando poderemos usar aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem.