Comer mais sementes de arvores, como nozes ,amêndoas , castanhas, pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares entre pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com uma nova pesquisa da Circulation Research , uma revista da American Heart Association.
No estudo, os pesquisadores descobriram que comer todos os tipos de sementes oferecia alguns benefícios saudáveis para o coração, com nozes mostrando a associação mais forte. Os resultados também mostraram que comer até uma pequena quantidade de nozes teve um efeito. Entre suas descobertas:
- Comparado com pessoas com diabetes tipo 2 que comiam pouca ou nenhuma por mês, comer cinco porções de nozes por semana tinha um risco 17 por cento menor de incidência total de doenças cardiovasculares, um risco 20 por cento menor de doença cardíaca coronária, um risco 34 por cento menor de morte por doença cardiovascular e redução de 31% no risco de mortalidade por todas as causas.
- Em comparação com pessoas que não mudaram seus hábitos alimentares após serem diagnosticadas com diabetes, aqueles que aumentaram o consumo de nozes após terem sido diagnosticados com diabetes tiveram um risco 11 por cento menor de doença cardiovascular, um risco 15 por cento menor de doença cardíaca coronária, 25 por cento menor risco de morte por doença cardiovascular e 27 por cento menor risco de morte prematura por todas as causas.
Cada porção adicional por semana do total de nozes foi associada com um risco 3 por cento menor de doença cardiovascular e um risco 6 por cento menor de morte por doença cardiovascular.
A associação positiva com a ingestão de nozes continuou independente do sexo, hábitos de fumar ou peso corporal de uma pessoa.
Nozes como nozes, amêndoas, castanha do Brasil, castanha de caju, pistache, noz-pecã, macadâmia, avelã e pinhão foram fortemente associadas à redução do risco cardiovascular em comparação com o amendoim, sendo na verdade leguminosas porque, diferentemente das nozes, o amendoim cresce no subsolo.
Embora os mecanismos biológicos exatos das sementes sobre a saúde do coração não sejam claros, os pesquisadores relatam que as sementes parecem melhorar o controle do açúcar no sangue, a pressão sanguínea, o metabolismo das gorduras, a inflamação e a função da parede dos vasos sanguíneos. Além disso, os pesquisadores explicam que as sementes podem oferecer mais benefícios porque contêm níveis mais altos desses nutrientes do que o amendoim.