sábado, 27 de agosto de 2011

Próximo Monitor de Glicose Alertará Hipoglicemia

Cientista esperam salvar vidas e gastos públicos desenvolvendo um novo monitor high-tech que envia mensagens de alerta aos médicos caso a glicemia de seus pacientes caia para níveis perigosamente baixos.
Pesquisadores da Universidade de Swansea em colaboração com várias empresas de tecnologia estão desenvolvendo  um monitor sensor de glicose que envia um texto SMS ao parente ou endocrinologista quando ocorre risco de hipoglicemia grave.
Dr Vicente Teng, mestre em nanotecnologia disse que este dispositivo pode auxiliar diabéticos e será não invasivo e indolor - diferente dos hemoglicosimetros atuais que necessitam furar o dedo até 10 vezes ao dia para aferir a glicemia.
Ele diz: " pacientes diabéticos com glicemia baixas podem ficar inconscientes e sofrer acidentes, podendo ser fatal. Portanto, um monitor universal multifuncional é essencial para manter a glicemia estável e avisar quando corre o risco de ficar inconsciente."
Este projeto de 470,000 libras tem o apoio do programa Welsh Goverment  Academic Expertise for Business e está sendo desenvolvido em Wales. O Objetivo principal é desenvolver um sistema de baixo custo usando sensores e network móveis. 
A amostra de sangue seria colhida em microagulhas que medem menos de 1 mm através da camada dermal da pele . 
Usando nanotecnologia e tecnologia wireless móvel, o dispositivo transmitiria as leituras do sensor à celulares e  clínicas responsáveis pelo tratamento do paciente. 
Este dispositivo também tem o potencial para ser adaptado à outras doenças crônicas como insuficiência cardíaca  derrame, câncer e asma. 


tradução e comentário: Dra Bibiana Colenci
fonte: http://in.news.yahoo.com/diabetes-monitor-text-medics-154454124.html

5 Dicas Para Prevenir o Diabetes Mellitus

Quando o assunto é Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) - o tipo de DM mais frequente - a prevenção é o mais importante. Principalmente se você estiver no grupo de risco para o desenvolvimento desta doença.
A prevenção do DM2 é tao simples quanto comer de forma saudável, praticar atividade física e perder o peso extra, e nunca é tarde para começar. Com pequena alterações no seu hábitos de vida hoje pode te ajudar a prevenir complicações do DM2 no futuro, com problemas cardíacos, renais e neurológicos. 

Veja as dicas de prevenção do ADA (Associação Americana de Diabetes):



DICA1 : Faça mais atividade física 
A atividade física regular pode te trazer diversos beneficio, como por exemplo:
1. auxilia na perda de peso 
2. diminui a taxa de açúcar do sangue
3. melhora a ação da insulina.
Pesquisas mostram que exercícios aeróbicos e de resistência podem controlar controla o DM2, orem a associação de ambos é mais benéfica do que apenas um tipo de exercício isolado. 


DICA2: Coma Muita Fibra 
A fibra:
1.reduz o risco de desenvolver DM2
2. reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas 
3. auxiliam a perda de peso, pois aumentam a saciedade 
Alimentos com alto tero de fibras incluem: frutas, vegetais verde-escuros, grãos, feijão, sementes com nozes e castanhas.

DICA3: Coma Alimentos Integrais
Os Gãos diminuem o risco desenvolver DM2 e ajudam a manter o açúcar do sangue em níveis seguros. 
Tente ingerir metade dos grãos como grão inteiros ao invés de processados. 
Vários tipos de alimentos incluem grãos inteiros com pão integral e muitos cereais.
Procure pela palavra "Grãos inteiros " nas caixas e pacotes. 

DICA4: Perca o Excesso de Peso
Procure eliminar o peso extra. Cada quilo perdido previne o aparecimento do DM2.
Em uso estudo, o desenvolvimento de DM2 reduziu em  16% para cada quilo perdido! 
Perdas modestas de peso, como 5 -10 % do peso inicial - e exercício físico regular reduzem o risco de DM2 em 60 % ao longo de 3 anos.

DICA5: Não faça Dietas Malucas; Faça Escolhas Saudáveis
Dietas muito restritivas auxilam na perda de peso inicial, porém seu beneficio alongo prazo, prevenindo o diabetes são incertos e sua manutenção difícil. 
Além disto , dieta muito restritivas podem levar a falta de algum nutriente essencial a sua saúde. 
Ao invés disto, pense em alimentos saudáveis e variados como parte de uma alimentação saudável. 




Se você tiver mais de 45 anos e peso normal,veja com seu endocrinologista se há necessidade de rastrear o DM2. A Associação Americana de Diabetes recomenda rastreamento para diabetes caso você esteja no grupo de risco acima. 
Viva bem e saúdavel! 

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

os Dentes e o Diabetes


As pessoas com diabetes são mais propensas a desenvolver doenças periodontais. Segundo o Journal of Periodontology, doenças periodontais dificultam o controle glicêmico. Mais de 70 % dos diabéticos sofrem de algum tipo de doença periodontal. Sabemos também que estas lesões estão associadas a aumento de risco de infarto em diabéticos. 
Em pacientes diabéticos, a oscilação glicêmica, abaixa imunidade e a elevação de glicose salivar facilitam a infecção bacteriana.
A insulina, além de controlar a glicemia, ajuda a prevenir e tratar estas infecções.


Para prevenir lesões periodontais:
1. escove os dentes após cada refeição,
2. use fio dental,
3. mantenha sua glicemia estável, 
4. procure sinais de infecção como sangramento gengival, cárie, placas e mau hálito,
5. visite o dentista regularmente. 



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Expectativa de vida aumenta com 15 minutos de atividade física Diaria

Quinze minutos diários de atividade física reduzem o risco de morte em 14% e aumentam a expectativa de vida em três anos, segundo um estudo realizado em Taiwan.

Publicada nesta segunda-feira na internet pela revista The Lancet, a pesquisa contou com mais de 400.000 participantes que foram acompanhados durante uma média de oito anos, entre 1996 e 2008.

Sua finalidade era averiguar se a duração dos exercícios menor que os 150 minutos semanais recomendados ainda poderia ser benéfica para a saúde.

Os pesquisadores dividiram os participantes em cinco categorias segundo o nível de exercícios praticados: inativos ou de atividade baixa, média, alta ou muito alta.

Comparados com os inativos, os pertencentes ao grupo de baixa atividade, que se exercitavam uma média de 92 minutos por semana - 15 minutos diários - apresentaram um risco de mortalidade por qualquer causa 14% menor, um risco de mortalidade por câncer 10% menor e em média uma expectativa de vida de três anos mais, segundo o estudo.

E por cada 15 minutos diários adicionais de exercício o risco de morte reduziu 4% e o de morrer de um câncer 1%, independentemente da idade, do sexo ou de quem tivesse problemas cardiovasculares.

"Saber que apenas 15 minutos diários de exercício pode reduzir substancialmente o risco de um indivíduo de morrer pode motivar mais pessoas a praticar uma pequena quantidade de atividade física em suas vidas", assinalaram em um comentário adjunto os médicos canadenses Anil Nigam e Martin Juneau, do Instituto do Coração de Montreal e da Universidade de Montreal.
Fonte: veja.com