terça-feira, 9 de março de 2021

Comer peixe com alto teor de ômega-3 pode diminuir o risco de morte para pacientes cardíacos

 



Adultos com doenças cardíacas que consomem 6 ou mais onças de peixe por semana podem reduzir o risco de complicações cardíacas mais sérias ou morte em até 20%, descobriu um estudo publicado segunda-feira pelo JAMA Internal Medicine .

Comer cerca de 6 onças, cerca de duas porções, de peixes como salmão, atum ou sardinha reduziu o risco de morte durante o período de estudo de nove anos entre aqueles com doenças cardíacas em 18%, mostraram os dados.

 O consumo de peixe também reduziu em 16% o risco de doenças cardíacas mais sérias entre aqueles já diagnosticados com a doença, disseram os pesquisadores.
"Comer pelo menos duas porções de peixe por semana parece diminuir modestamente o risco de eventos cardiovasculares futuros e morte se você tiver doenças [cardíacas] pré-existentes", disse o co-autor do estudo, Andrew Mente, à UPI.
"Se você é geralmente saudável, o benefício para a saúde não é claramente aparente, mas provavelmente ainda é uma escolha alimentar segura", disse Mente, professor associado de epidemiologia da Universidade McMaster em Hamilton, Ontário, Canadá.

Peixes que "contêm grandes quantidades de gorduras ômega-3, ou os chamados peixes oleosos, como arenque, cavala, sable, salmão, atum e sardinha" parecem fornecer a maior proteção contra a progressão de doenças cardíacas, disse Mente.

Os pesquisadores exaltaram os benefícios para o coração dos ácidos graxos ômega-3 por décadas, mas quanto do nutriente precisa ser consumido para fornecer proteção permanece em debate.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 150.000 adultos com idades entre 46 e 62 anos de 21 países, cerca de 8.000 dos quais tinham sido diagnosticados com doenças cardíacas no momento em que o estudo começou.

Os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo por cerca de nove anos.

Entre aqueles sem histórico de doenças cardíacas, comer 12 onças, cerca de quatro porções ou mais por semana de peixes ricos em ômega-3 teve pouco ou nenhum efeito sobre o risco de doença cardíaca grave ou morte por doença cardíaca.

Em comparação com pessoas que consumiram muito pouco ou nenhum peixe, aquelas que ingeriram quatro porções ou mais por semana viram o risco de doenças cardíacas cair em menos de 5%, disseram os pesquisadores.

No entanto, entre aqueles já diagnosticados com doenças cardíacas, o consumo de duas ou mais porções de peixes contendo ômega-3 por semana reduziu o risco de doenças cardíacas mais sérias em 16%, disseram eles.

"Alguns, mas não todos, os ensaios clínicos mostraram que os suplementos de óleo de peixe podem oferecer proteção modesta contra o risco de morte cardíaca entre pacientes com doenças [cardíacas]", disse Mente.

"Portanto, um suplemento de óleo de peixe pode oferecer alguma proteção se você for um indivíduo com alto risco de eventos cardiovasculares", disse ele.


fonte https://www.upi.com/Health_News/2021/03/08/heart-disease-fish-diet-study/8131615213699/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.