sexta-feira, 26 de março de 2021

Hormonio da Tireoide e Gravidez

 



👩Você sabia que essa glândula tem um papel importante durante a gravidez? Por isso, tireoide requer cuidados e atenção nesse período.
✍A tireoide é do formato de uma borboleta, localizada na região anterior do pescoço, é responsável pela produção de hormônios tireoidianos, T4 e T3, os quais são fundamentais para o funcionamento de quase todos os órgãos do corpo.
No período gestacional, essa glândula sofre grandes alterações, desde a concepção até o pós-parto.
👉No início da gestação o hormônio tiroidiano é essencial para o desenvolvimento neurológico fetal. A tireoide fetal só se desenvolve e passa a produzir hormônio após o primeiro trimestre de gestação, a tireoide materna é exclusivamente responsável pela produção do hormônio tiroidiano que irá abastecer o feto nesse período. Por esta razão, alterações tiroidianas maternas no período gestacional podem ser prejudiciais, tanto para o bebê, quanto para a mãe.
✅O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição da produção de hormônio tiroidiano. Se a mãe produz pouco hormônio, o bebê também terá pouco hormônio em uma fase fundamental para o desenvolvimento do cérebro. O hipotireoidismo está relacionado a um aumento do risco de aborto, hipertensão, parto prematuro e diabetes gestacional.
✅Enquanto, o hipertireoidismo é a produção excessiva da produção de hormônio tiroidiano, e também, pode ocorrer na gestação, trazendo riscos para a mãe e o bebê. Pode causar hipertensão arterial, eclampsia, aborto, parto prematuro e baixo peso para o bebê ao nascer.
✍Por esse motivo, de todos os exames habituais realizados no pré-natal, os que avaliam a função da tireoide, também são fundamentais.
Procure o endocrinologista!
👉Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui que eu te ajudo.

Dra. Bibiana Prada | Diabetes e Endocrinoligia.
☎ (14) 3813 - 8461.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.