terça-feira, 23 de março de 2021

Você sabe o que provoca o triglicerides elevado ?

 


Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides, são a forma de gordura mais importante do nosso corpo, e são usados para fornecer energia para o organismo. Devemos nos atentar se está dentro do limite o nível do triglicerídeos, o valor de referência de 150ml/dL.
Altos níveis de triglicerídeos aumentam as chances para desencadear doenças como aterosclerose (placas de gordura nos vasos sanguíneos), esteatose hepática (gordura no fígado), pancreatite (inflamação do pâncreas), até derrame cerebral (AVC).
Triglicerídeos alto pode se manifestar através da produção do nosso próprio organismo ou má alimentação. A ingestão de gordura, alimentos ricos em carboidratos ( pao, arroz, massas, frutos do mar etc ) , álcool e doces, pode elevar o triglicerídeos. E, por esta razão, deve-se medir a sua concentração no sangue.
🚴A falta de exercícios físicos também contribui como fator, pois o triglicerídeos são a reserva de energia no sangue, e se não gasta, pode levar as complicações.
Outro fator, o qual devemos nos atentar, é a genética, mesmo realizando atividades físicas e mantendo uma alimentação saudável, o nível de triglicerídeos pode permanecer alto, o que pode ser a hipertrigliceridemia familiar.
Geralmente, a elevação dos altos níveis de triglicerídeos não apresentam sintomas, por isso, deve-se realizar o exame de sangue, a única maneira para se ter o diagnóstico.
🍎🚴A dieta, a perda de peso e a atividade física, são a base para o tratamento, mesmo para quem precisa de remédios.
Uma dica: o aumento do consumo de fibras pode reduzir em mais de 20% os níveis de triglicerídeos.
👉Consulte seu endocrinologista!
Não esquece de salvar esse post para consultar quando quiser.
Dra. Bibiana Prada | Diabetes e Endocrinologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.