terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Vitamina D e diabetes tipo 1

Vitamina D e diabetes tipo 1
As células pancreáticas e células do sistema imunológico podem ser afetadas diretamente pela vitamina D. Níveis baixos de vitamina D estão associados a um risco aumentado de condições auto-imunes, incluindo diabetes tipo 1. Por outro lado, níveis adequados de vitamina D podem auxiliar na sensibilidade insulínica. Portanto, alcançar níveis ótimos de vitamina D em pessoas predispostas a desenvolver diabetes tipo 1, bem como aqueles com diabetes tipo 1, parece ser uma estratégia razoável para prevenção e melhores resultados nessas populações.
Vitamina D e diabetes tipo 2
Pacientes com obesidade, síndrome metabólica e diabetes tipo 2 tem maior probabilidade de apresentar deficiência de vitamina D. Em pacientes com diabetes tipo 2, estima-se que por volta de 20 % tenham deficiência desta vitamina. Esta deficiência esta relacionada com pior controle glicêmico. Por isso, a suplementação esta indicada para a população de pacientes obesos ou com diabetes tipo 2.
Suplementação de vitamina D
A vitamina D pode ser encontrada em peixes gordurosos, gemas de ovo, leite e derivados. Pode ser suplementada por via oral na forma de comprimidos. No entanto, excesso de vitamina D pode ser prejudicial. Podendo levar a excesso de cálcio no organismo e arritmia.
Seu endocrinologista pode orienta-lo da melhor forma de suplementar a vitamina D assim com o nível adequado para você.
Referências
Cleveland Clinic. “Deficiência de vitamina D” (2019) https://my.clevelandclinic.org/…/15050-vitamin-d–vitamin-d-…
.
Gostou do post? Compartilhe!!!
.
Dra. Bibiana Prada
Rua Magnólia, 190. Vila dos Médicos. Botucatu-SP
(14) 3813-8461 / (14) 99634-2154
#drabibiana #diabetessemlimites #endocrinoligiabotucatu #endocrinobotucatu #tereoide #diabetes #diabetessemlimites #colesterolediabetes #drabibiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.