domingo, 20 de janeiro de 2019

Atividade Física Reduz Mortalidade em Pessoas com Diabetes

Pessoas com diabetes tipo 2 devem receber prescrição de atividade física para controlar o açúcar no sangue e melhorar a saúde do coração. Essa é uma das recomendações em um documento de posicionamento da Associação Européia de Cardiologia Preventiva, um ramo da Sociedade Europeia de Cardiologia. O artigo é publicado no European Journal of Preventive Cardiology. Estilo de vida sedentário e dietas pouco saudáveis ​​são os fatores mais importantes do número crescente de indivíduos com diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos. 
Diabetes dobra o risco de mortalidade, mas as pessoas com atividade física o risco diminui. Infelizmente, a maioria dos indivíduos não se envolve em programas de exercícios.
Um em cada 11 adultos no mundo têm diabetes, dos quais 90% são diabéticos tipo 2. Quase todos com diabetes tipo 2 desenvolvem complicações cardiovasculares, que são as principais causas de morte neste grupo.
Os diabéticos devem ser avaliados quanto a comorbidades, riscos relacionados ao exercício e preferências pessoais. Isto será rentável a longo prazo, por isso temos de acordar os decisores políticos e as seguradoras de saúde para pagar por isso. Isso exige que os médicos assumam a liderança e peçam que os programas sejam reembolsados .
Os indivíduos devem consultar seu médico para um plano personalizado, e aqueles com seguro de saúde devem perguntar se os programas de exercícios estão cobertos. Também há passos que os pacientes podem tomar sem precisar consultar um médico primeiro, como interromper o tempo sentado e fazer exercícios moderados, como caminhar e andar de bicicleta.
A adesão a longo prazo pode ser melhorada através do estabelecimento de metas alcançáveis ​​iniciais que sejam mensuráveis ​​e da adaptação dos planos de exercícios às preferências dos pacientes. A orientação remota também parece promissora, com os pacientes monitorando-se com smartwatches e enviando dados para um profissional de saúde para feedback.
Objetivos práticos e específicos tendem a ser motivacionais. 
Para uma pessoa idosa, subir as escadas em sua casa ou caminhar até o supermercado - conquistas que realmente melhorarão sua qualidade de vida. Ser capaz de usar menos medicação por causa do melhor controle glicêmico também é um incentivo.
Quanto aos alvos clínicos, a aptidão cardiorrespiratória e o controle glicêmico estão no topo. Ambos melhoram com o treinamento físico, as alterações podem ser medidas e estão diretamente relacionadas ao bem-estar, morbidade e mortalidade. O exercício também ajuda a baixar a pressão sanguínea e os lípidos sanguíneos ( gordura do sangue ) .
É difícil perder peso apenas com o exercício e se esse é o principal alvo, os pacientes podem ficar desmotivados e parar de se exercitar. A perda de peso é importante, mas precisa fazer parte de uma intervenção multidisciplinar que inclui nutrição.
Quanto ao tipo e intensidade do exercício, isso precisa ser personalizado para cada paciente. O treinamento intervalado de alta intensidade - por exemplo alternando caminhada moderada e vigorosa - é mais eficaz em melhorar a aptidão física e controlar o açúcar no sangue, mas pode não ser seguro para pacientes que desenvolvem arritmias durante o exercício ou apresentam isquemia.
Mesmo pequenos aumentos na atividade podem beneficiar pacientes com diabetes tipo 2 e problemas cardíacos. Interromper a sessão com breves períodos de caminhada melhora o controle da glicose, enquanto duas horas de caminhada rápida por semana reduz o risco de mais problemas cardíacos. ”
FONTE: Sociedade Europeia de Cardiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.