segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

As melhores e piores dietas para 2020

Pelo terceiro ano consecutivo, a dieta mediterrânea venceu a competição para ganhar ouro no ranking de melhores dietas do US News e do World Report em 2020. De acordo com a pesquisa, as características de uma 'melhor' dieta incluem equilíbrio, manutenção, palatabilidade, convivência familiar, sustentabilidade e saúde.
A dieta mediterrânea, que enfatiza o cozimento simples à base de plantas, também conquistou o primeiro lugar na melhor dieta para uma alimentação saudável, na dieta mais fácil de seguir, na melhor dieta baseada em plantas e na melhor dieta para diabetes.
Seguindo de perto a dieta mediterrânea, estavam as dietas DASH, recomendada para baixar a pressão arterial, onde ingere mais vegetais, frutas e laticínios com baixo teor de gordura e reduz alimento rico em gordura saturada e ingestão de sal.
Com certeza para perturbar suas legiões de fãs, a moderna dieta cetogênica ficou em penúltimo lugar no ranking de 35 dietas, um pouco à frente da obscura dieta Dukan. Ambas as dietas visam a "cetose", um estado metabólico que queima as reservas de gordura do corpo em vez de carboidratos, a fonte natural de energia do corpo.
Devido ao drástico corte de carboidratos, a dieta pode causar dores de cabeça, náusea, tontura e fadiga, principalmente no início. No lugar dos carboidratos, a dieta ceto enfatiza altos níveis de proteínas, gorduras e laticínios, geralmente cheios de gordura saturada que podem contribuir para doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas.
Em relação à perder peso rápido, o primeiro lugar ficou com a dieta HMR, o programa Health Management Resources, que envolve a compra de substitutos de refeição da HMR, como shakes, barras nutricionais e cereais multigrãos, e a adição de vegetais e frutas para completar as refeições.
Isso ocorre porque dietas rápidas para perda de peso geralmente enfatizam algum corte drástico nos nutrientes ou a eliminação de um grupo alimentar inteiro que não pode ser mantido ao longo do tempo. Quando a dieta para, o peso volta, geralmente em níveis mais altos do que no início da dieta.
.
Dra. Bibiana Prada
Rua Magnólia, 190. Vila dos Médicos. Botucatu-SP
(14) 3813-8461 / (14) 99634-2154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.