segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Benefícios da terapia de reposição hormonal

A menopausa é um momento de transformação para as mulheres. Para algumas, a menopausa é um processo doloroso que pode danificar seus ossos, coração e cérebro. Em 1990, quase meio bilhão de mulheres tinha 50 anos ou mais (a idade em que a menopausa geralmente começa). Hoje existe quase o dobro. Cerca de 47 milhões de mulheres em todo o mundo atingem a idade da menopausa a cada ano.
Nos países ocidentais, onde a maioria das pesquisas foi realizada, até 80% experimentam sintomas como ondas de calor, suores noturnos, depressão, insônia, ansiedade e perda de memória. Vinte anos atrás, os médicos costumavam prescrever terapia de reposição hormonal ( trh ) para mulheres que entraram na menopausa.
Em 2002, os resultados de um estudo foram publicados, mostrando que o tratamento trouxe riscos à saúde, incluindo uma chance ligeiramente aumentada de câncer de mama após cinco anos. Antes do estudo, 22% das mulheres na menopausa nos Estados Unidos usavam trh. Seis anos depois, esse número havia caído abaixo de 5%. Na Austrália, cerca de 15% das mulheres na menopausa com sintomas moderados ou graves recebem o tratamento.
No entanto, as conclusões do estudo em 2002 foram rapidamente desmembradas. Um reexame dos resultados mostrou que mulheres com idade entre 50 e 59 anos que usaram trh tinham 31% menos probabilidade de morrer de qualquer causa durante seus cinco a sete anos de tratamento com os hormônios do que aquelas que não usavam.
TRH também reduz o risco das mulheres de câncer de útero e cólon. Temores sobre o aumento dos riscos de câncer de mama foram exagerados. Nada mais controla tão bem os sintomas da menopausa, e um risco aumentado de qualquer doença deve ser pesado contra os riscos reduzidos de contrair várias outras.
As terapias hormonais não são apropriadas para todas as mulheres na menopausa. Para alguns, os sintomas são insuficientemente graves para que valha a pena. O tratamento pode não ser adequado para pessoas com doença hepática ou histórico de coágulos sanguíneos ou câncer de mama ou ovário.
.
Dra. Bibiana Prada
Rua Magnólia, 190. Vila dos Médicos. Botucatu-SP
(14) 3813-8461 / (14) 99634-2154

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem.